O Portal do Contribuinte é parte integrante do VincoDFe e está disponível para todos os CNPJs com armazenamento de XML.

Mas antes de disponibilizar para os clientes, a software house pode customizar sua aparência, a URL, o envio de e-mails, de maneira que o cliente perceba mais valor no produto da software house.

Personalizando o PdC com a identidade visual da software house

A personalização das capacidades white label do PdC é feita através do Portal do Parceiro (PdP), menu "Empresa", submenu "Tema".

A página é dividida em 5 áreas que facilitam a adequação do PdC à identidade visual da software house, como na imagem abaixo. Em seguida explicaremos cada uma das áreas.

As áreas de 1 a 4 cuidam da parte visual do PdC em todas as comunicação do PdC com o seu cliente, sejam elas no navegador ou em mensagens de e-mail

A área 5 é para configurar a caixa de e-mail da software house que será usada para as comunicações do PdC com o seu cliente que são feitas por e-mail.  Essas comunicações são os convites para novos usuários e avisos de finalização de tarefas, como por exemplo a preparação de um arquivo contendo os XMLs de um período para baixar. IMPORTANTE: não confundir com as configurações de e-mail para envio dos XML aos destinatários na emissão ou reenvio. Essa funcionalidade utiliza a conta de e-mail do emitente, definida através do ConfigExtractor ou webapi.

Área 1

As configurações aqui se destinam a itens que não fazem parte do PdC mas que afetam a identidade visual. São elas:

  • Nome: é um nome pelo qual a identidade visual da software house será referenciado internamente no VincoDFe;
  • Domínio PdC: é a URL que seu cliente usará para acessar o PdC customizado e que será mostrado na barra de endereço e no título da janela do navegador. Veja na tela as instruções para configurar o DNS da sua software house;
  • Favicon: Ícone que será apresentado à esquerda do título da janela do navegador.

Área 2: Logotipo e itens da página inicial do PdC (homepage).

  • Ocultar Botão "Entrar": Utilizado para limitar o PdC a única funcionalidade de obter XML a partir da chave de acesso;
  • Cor Botão "Entrar": colocar o código hexadecimal da cor ou escolher na paleta de cores.
  • Arquivo de logo: Logotipo da software house no formato PNG com altura máxima de 80 pixels. É desejável que seja com fundo transparente para melhor resultado.

Área 3: Cores da identidade visual da software house, marca no rodapé e configuração da página de ajuda

As cores definidas aqui serão usadas em todo o PdC e e-mails enviados para os clientes da software house. Utilize o código hexadecimal da cor que deve ser utilizada ou escolha a cor na paleta adjacente ao item. Outras configurações:

  • Tema Base: claro/escuro - Essa definição é usada para melhorar a visibilidade do botões embutidos na barra do cabeçalho;
  • Assinatura do rodapé: Assinatura da software house que será inserida no PdC com a identidade visual do parceiro. Se nada for definido será apresentado "Vinco Tecnologia";
  • URL Central de Ajuda: Endereço do portal de ajuda da software house. Por padrão é redirecionado ao cal do Youtube da Vinco, onde há vídeos de ajuda na utilização do PdC. Esses vídeos são curtos, sem identidade visual da Vinco e a software house pode solicitar uma cópia para publicar no seu próprio canal ou na central de ajuda;
  • Ocultar Assinatura da Vinco e Reticências: Controla a exibição da assinatura da Vinco ou do link para a central de ajuda. Não afeta a assinatura da software house caso seja definida.

Área 4: Botões de ação da configuração da identidade visual.

  • Visualiza Template: Exibe um popup com a aparência que o PdC terá usando as configurações da tela;
  • Salvar Configuração: Guarda de forma permanente a configuração em tela. 
  • Publicar no Portal do Contribuinte: Atualiza o PdC com a configuração salva.

Área 5: Configuração de caixa postal para envio de e-mails do portal

Essas configurações não afetam o visual do PdC, somente as comunicações do PDC com o cliente da software house. IMPORTANTE: não confundir com as configurações de e-mail para envio dos XML aos destinatários na emissão ou reenvio. Essa funcionalidade utiliza a conta de e-mail do emitente, definida através do ConfigExtractor ou webapi.

Os itens são auto explicativos e devem seguir as recomendações do provedor de e-mail da software house. Caso não seja definido será usado o e-mail padrão da Vinco para envio dessas comunicações (icontnfe@icont.com.br).