Tempos de resposta - ambiente autorizador: Próprio, SEFAZ Virtual e Todos

 

Rotativo - NFC-e, NF-e, CT-e, BP-e, CT-e OS, MDF-e e CF-e SAT

 

O gráfico Tempos de resposta - ambiente autorizador: Próprio e SEFAZ Virtual e Tempos de resposta - ambiente autorizador: Todos (esse último no caso do MDF-e), representam diferentes dados da telemetria, obtidos de três intervalos apontados nos últimos 60 minutos. 

Sendo assim, você pode consultar qualquer unidade federada no botão Mostrar Filtro, selecionando o estado, a coluna e o tempo desejado. 

Dessa maneira, é possível saber o tempo de resposta no mesmo dia e hora. E, através do zoom dado na coluna da ocorrência, pode-se consultar o CNPJ que disponibilizará a chave de acesso para uma pesquisa mais precisa.

 

Erros de comunicação - ambiente autorizador: Próprio, SEFAZ Virtual e Todos

 

Rotativo - NFC-e, NF-e, CT-e, BP-e, CT-e OS e MDF-e

 

No gráfico Erros de comunicação - ambiente autorizador: Próprio e SEFAZ Virtual e Erros de comunicação - ambiente autorizador: Todos (esse último no caso do MDF-e), é possível saber a quantidade de erros de comunicação de cada UF.

Ele representa dados distintos da telemetria, obtidos de três intervalos apontados nos últimos 60 minutos, verificando assim, a quantidade de erros de comunicação em uma determinada unidade federada.

No botão Mostrar Filtro também é possível selecionar o estado e verificar se há erros e a sua quantidade.

Logo abaixo do gráfico se encontra a legenda dos tipos de erros monitorados no Vinco Controls, que são:

  • DNS (Domain Name System): é quando o domínio da SEFAZ não pode ser resolvido, sendo um erro no acesso ao sistema hierárquico de gestão de nomes para computadores. Ele faz a associação entre várias informações atribuídas a nomes de domínios e endereços IP numéricos.
  • TOut (TimeOut): indica que a SEFAZ não respondeu às requisições realizadas em tempo adequado. Ou seja, quando o documento foi enviado para a SEFAZ, a aplicação informa qual o tempo que ela espera por uma resposta. Se exceder esse tempo vai gerar uma telemetria de timeout.
  • SSL (Secure Sockets Layer): é quando há problemas com o certificado ou com a cadeia de certificação, erros no acesso a LCR (Lista de Certificados Revogados). 
  • Outros: são os erros de comunicação não catalogados no servidor que não estão classificados como DNS, TimeOut e SSL. Por exemplo: BadGateway = 502, ServiceUnavailable = 503, GatewayTimeout = 504, e NotFound = 404.

 

Rejeições por UF - ambiente autorizador: Próprio, SEFAZ Virtual e Todos

 

Rotativo - NFC-e, NF-e, CT-e, BP-e, CT-e OS e MDF-e

 

No gráfico Rejeições por UF- ambiente autorizador: Próprio e SEFAZ Virtual e Rejeições por UF- ambiente autorizador: Todos (esse último no caso do MDF-e), é possível saber a quantidade de rejeições em cada UF, representado com cores diferentes dentro da barra que agrupa todas as rejeições dos últimos 60 minutos.

Dentro dele, no botão Mostrar Filtro pode ser consultado o estado e, com isso, examinar a rejeição fazendo zoom na coluna que deve ser verificada. Assim, é identificado o CNPJ e a chave de acesso do documento fiscal.

Quando os documentos fiscais já foram autorizados não é possível ver o XML da NF-e das rejeições, porque já foram corrigidas. Somente é possível ver quando não foram autorizadas. 

O XML autorizado estará armazenado e poderá ser consultado através do portal do parceiro ou do portal do contribuinte.

 

Offline por UF - ambiente autorizador: Próprio e SEFAZ Virtual

 

Rotativo - NFC-e e BP-e

 

No gráfico Offline por UF - ambiente autorizador: Próprio e SEFAZ Virtual pode ser consultado a quantidade de documentos fiscais emitidos em contingência offline em cada unidade federada. Quando o problema é a SEFAZ autorizadora, os gráficos representam a situação real.

Esse gráfico, no monitoramento rotativo, deve ser lido com parcimônia, pois caso o estabelecimento comercial emissor (a loja, o distribuidor, etc) estiver com conexão à internet interrompida, os registros de telemetria ficaram represados localmente até que a conexão seja restabelecida. 

Os estados são consultados individualmente no botão Mostrar Filtro, onde se pode verificar a quantidade de emissões em contingência Offline e saber o CNPJ da ocorrência.

Ele é representado com cores diferentes dentro da barra que agrupa todas as contingências offline dos últimos 60 minutos.